STB - Student Travel Bureau

Escolha o intercâmbio de sua preferência:

Tudo para sua viagem
 

Diferentes culturas e tipos de pessoas

Publicado em Diário do Anderson | 23 de julho de 2012 | 13:11 por Anderson Ferminiano

Meu primeiro dia na Intrax de São Francisco resumiu-se em 3 diferentes (e novas) experiências: Uma aula sobre transporte público, sobre diferentes culturas e uma apresentação da escola. Hoje vou falar um pouco sobre as diferentes culturas que encontrei.

É muito legal entender e conversar com diferentes pessoas, fazer um networking com diversas culturas, vivenciar tudo isto! Eu tive contato com: turcos, japoneses, chineses, mexicanos, vietnamitas e americanos (óbvio), tudo isso em 1 só dia.

Quando você está numa cidade global, é importantíssimo entender e respeitar cada uma das diferentes culturas, os gestos, a linguagem corporal, os costumes, a religião, e foi isso que aprendi, na prática.

A cultura dos turcos me surpreendeu por ser tão parecida com a cultura brasileira, pelo menos nos gestos e na linguagem corporal, como se cumprimentam e etc. Isto fica mais visível, principalmente, quando comparamos estes aspectos na cultura dos indianos/chineses/japoneses/vietnamitas e turcos/mexicanos/americanos/brasileiros.

Eu diria que estes 2 grupos têm muitas coisas em comum: Se você é brasileiro e nunca teve contato com um vietnamita, tome cuidado ao cumprimentá-los! Eles parecem não manter contato corporal, como nós brasileiros fazemos normalmente.

Tome muito cuidado para não cometer ‘gafes culturais‘, elas podem lhe deixar em pequenas intrigas haha.

Talvez, seja comum para você cumprimentar dando as mãos, ou abraçando, mas não tão comum para pessoas com culturas totalmente diferentes. Ao mesmo tempo, não recomendo afastar-se das pessoas por terem diferentes culturas, mas ao contrário, entenda a cultura de cada pessoa e saiba se relacionar com elas. É tão interessante ou até mais interessante que conversar com quem você já está acostumado.

Então, fica minha dica: está partindo para um lugar global, que há diferentes culturas? Tome um pouco de cuidado com seus gestos, ao mesmo tempo, prepare-se para aceitar, entender e aventurar-se com diferentes tipos de realidade.




2 Comentários
  • Tayná Salvagni

    oiiii adorei oque postou também quero algum dia fazer um intercâmbio e conhecer novas culturas. Parabéns espero que você alcance todos os seus objetivos. bjsss

    5 de novembro de 2012 às 22:04 Responder
  • Mike

    Olá Anderson,

    Parabéns pelo post, realmente é muito importante aprender e entender novas culturas, afinal, acho que esse é uns dos principais objetivos de um intercâmbio, não é mesmo?
    E então, você está gostando das aulas/professores na Intrax? Já encontrou muitos brasileiros por lá? rs.
    Vou pra SF em março do ano que vem e vou estudar na Intrax também, você indica a escola?

    Um abraço

    24 de julho de 2012 às 7:52 Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *